Participação global dos estaleiros sul-coreanos aumenta no primeiro semestre

Os estaleiros sul-coreanos registraram um aumento em sua participação nos pedidos globais de construção naval no primeiro semestre, em meio às sanções impostas pelos Estados Unidos contra seus concorrentes chineses.

Segundo relatório do Banco de Exportação e Importação da Coreia, a Coreia do Sul respondeu por 25,1% dos pedidos mundiais de construção naval em termos de tonelagem bruta compensada (CGT) no período de janeiro a junho.

Esse resultado representa um aumento em relação aos 17,2% registrados no ano anterior, reduzindo a diferença em relação à líder China de 51 para 26,7 pontos percentuais. Em 2024, a participação sul-coreana nos pedidos globais anuais havia sido de apenas 15%, o menor nível em oito anos.

A recuperação deste ano é amplamente atribuída às recentes medidas comerciais adotadas pelos Estados Unidos. O Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR) introduziu uma política que impõe tarifas portuárias a empresas de navegação chinesas e operadores de navios construídos na China, desestimulando a dependência dos estaleiros chineses.

No primeiro semestre do ano, os porta-contêineres representaram 53,3% do volume total de pedidos recebidos pela Coreia do Sul, equivalente a 4,87 milhões de toneladas brutas compensadas (CGT). No ano passado, os estaleiros sul-coreanos haviam recebido apenas dois pedidos de porta-contêineres de médio a grande porte.

“A migração de pedidos dos estaleiros chineses para os coreanos, em meio às sanções dos EUA, contribuiu para o aumento da participação global da Coreia”, destaca o relatório.

Apesar do desempenho mais favorável, o banco ressaltou a necessidade de que a indústria naval sul-coreana aproveite essa oportunidade para fortalecer sua competitividade estrutural, garantindo resiliência no longo prazo.

Fonte: DatamarNews


Precisando de ajuda para a sua operação logística?

Estamos prontos para enfrentar os desafios do seu negócio e ajudá-lo a explorar novas oportunidades de mercado!

Fale com um de nossos especialista clicando aqui.

en_USEnglish
Powered by TranslatePress
Scroll to Top