NEW DIRECT SEA ROUTE FROM CHINA TO BRAZIL

A rota direta “Zhuhai Gaolan Port-Brazil” é uma nova artéria logística marítima que conecta a Grande Área da Baía de Guangdong-Hong Kong- Macau e o Brasil, construída pela Zhuhai Economic and Technological Development Zone com base nas necessidades reais das empresas. Ela será aberta para operação em 14 de abril de 2025.

A rota começa no Porto Zhuhai Gaolan e vai diretamente para o Porto de Santana e o Porto de Salvador no Brasil, cobrindo as principais áreas de produção de minerais e produtos agrícolas do Brasil e o cinturão industrial do nordeste, e irradiando para mercados emergentes na América do Sul. Ela visa fornecer às empresas do hinterland um canal de menor custo e mais eficiente para o mar, e promover a aceleração e a atualização da cooperação econômica e comercial China-Brasil.

Benefícios da nova rota:

1. Sem transferência, viagem sem preocupações

Plataforma pública WeChat

Rota: Porto Zhuhai Gaolan → Estreito de Malaca → Cabo da Boa Esperança → Porto de Santana, Brasil (primeira parada) → Porto de Salvador (ponto final), chegando diretamente ao coração econômico do Brasil.

2. Duplo avanço em velocidade e custo

Maior eficiência de tempo: o tempo de voo é reduzido em 30 dias em comparação com as rotas tradicionais , aproveitando a oportunidade de mercado.

Otimização de custos: os custos de logística abrangentes são reduzidos em mais de 30% , ajudando as empresas a se tornarem globais com facilidade.

3. Acompanhante profissional e agenda confiável

Equipe profissional: Uma empresa de transporte profissional, a Zhuhai Jingkai Allianz Shipping Co., Ltd., recebeu investimentos conjuntos de empresas estatais, da “Plataforma de Serviços de Integração Econômica e Comercial China-América Latina” e de empresas de transporte para ser totalmente responsável pelas operações de transporte.

Operação inicial: Um navio a cada dois meses, e a frequência será aumentada gradualmente de acordo com a demanda do mercado e dos clientes.

4. Modos de transporte flexíveis e diversificados

O navio de carga geral de 56.000 toneladas tem uma capacidade de porão de carga de aproximadamente 71.500 m3 e pode transportar mercadorias de diferentes tipos e tamanhos ao mesmo tempo. Ele fornece uma solução logística completa para mercadorias a granel, como minerais e produtos agrícolas, bem como mercadorias em contêineres, como máquinas e equipamentos, produtos eletrônicos, etc., para atender às necessidades diversificadas de transporte das empresas.

A rota de voo direto “Porto Zhuhai Gaolan – Brasil” fornecerá assistência precisa às empresas na expansão internacional com serviços eficientes, estáveis e diversificados.

Conheça o Porto de Santana

O Porto de Santana está localizado em Santana, estado do Amapá, Brasil, e é um dos polos de distribuição do norte do Brasil. As principais cargas movimentadas incluem granéis sólidos, granéis líquidos, carga geral, contêineres, etc., que podem ser operados por meio de transporte de navio para navio.

O porto tem profundidade d’água de 30 metros e profundidade máxima de 80 metros, permitindo navios com calado máximo de 11,50 metros. A largura do Rio Santana varia de 500 a 800 metros, é equipado com duas piscinas de evolução e pode receber navios de carga de 80.000 toneladas.

O terminal tem dois berços com comprimentos de 190 metros e 220 metros, respectivamente, e é equipado com uma série de instalações importantes, como berços, pátio de minério de ferro, pátio de madeira, tanques de armazenamento, armazéns, pátio de contêineres (capacidade de até 3.000 TEUs) e máquinas portuárias relacionadas à carga e descarga. Entre eles, a capacidade dos tanques de armazenamento de grãos é de 54.000 toneladas e a dos tanques de armazenamento de farelo de soja é de 24.000 toneladas.

Porto de Salvador

O Porto de Salvador é um importante porto marítimo do estado da Bahia, Brasil, localizado na costa atlântica do nordeste brasileiro. Este porto não é apenas um dos importantes centros de transporte marítimo do Brasil, mas também a salvação econômica de Salvador, capital do estado da Bahia, e uma das cidades mais representativas e culturalmente ricas da história brasileira. O Porto de Salvador tem sido um importante centro de navegação e comércio internacional brasileiro desde o século XVI.

O Porto de El Salvador tem 12 atracadouros principais, uma orla total de 2.808 metros e uma profundidade máxima de água de 13 metros. O equipamento de carga e descarga é completo, incluindo vários guindastes de terra, guindastes móveis (capacidade máxima de elevação de 75 toneladas), guindastes de contêineres, guindastes flutuantes (até 100 toneladas), descarregadores de grãos, guinchos de sucção com rodas, empilhadeiras e rebocadores com potência máxima de 1242 kW.

Além disso, a área do pátio portuário é de cerca de 100.000 metros quadrados, a capacidade do armazém é de 150.000 toneladas e a capacidade do tanque de óleo também é de 100.000 metros cúbicos. Em termos de eficiência de carga e descarga, o porto pode movimentar uma média de 500 toneladas de carga a granel, 1.400 toneladas de barras de ferro e 1.000 toneladas de carga a granel seca todos os dias. O terminal pode atracar um graneleiro de até 100.000 toneladas de porte bruto, e o cais de petróleo offshore pode atracar um petroleiro de até 150.000 toneladas de porte bruto.

Porto de Gaolan

O Porto Gaolan é o único porto de águas profundas na margem oeste do Estuário do Rio das Pérolas na China. Ele tem ricos recursos costeiros. Seu canal principal de 150.000 toneladas é o canal de navegação de mais alto nível no grupo portuário do Delta do Rio das Pérolas, e o cais mais ao sul fica a apenas 1 milha náutica de distância do canal principal internacional.

Há 76 berços produtivos, incluindo 33 berços de 10.000 toneladas ou mais (10 berços de 100.000-150.000 toneladas, 12 berços de 50.000-100.000 toneladas e 11 berços de 10.000-50.000 toneladas); 27 empreendimentos terminais com uma capacidade de processamento anual projetada de 160 milhões de toneladas (representando 94% da capacidade de processamento do Porto de Zhuhai), incluindo uma capacidade de processamento de carga a granel de 136 milhões de toneladas e uma capacidade de processamento de contêineres de 2,99 milhões de TEUs.

Ao mesmo tempo, o Porto de Gaolan tem um sistema completo de coleta e distribuição. É um dos poucos portos no sul da China que tem recursos de transporte tridimensionais, incluindo aeroportos, rodovias, canais transoceânicos, ferrovias portuárias, hidrovias interiores e oleodutos e gasodutos.

Ele basicamente construiu um sistema de rede logística multimodal de “mar-ferrovia, terra-mar, rio-mar e oleoduto marítimo”. Integrando-se ativamente à estratégia do “Cinturão e Rota”, ligando o Rio Xijiang e irradiando para o oeste de Guangdong, 39 rotas de comércio interno e externo foram abertas, incluindo 13 rotas internacionais, alcançando o Sudeste Asiático, Nordeste Asiático, Oriente Médio, Brasil e outras regiões; 26 rotas de Xijiang podem alcançar diretamente Jiangmen, Yunfu, Zhaoqing, Yangjiang, Wuzhou e outras regiões ocidentais de Guangdong e interior de Guangxi.

Fonte: Zona de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Zhuhai Allianz Shipping Co., Ltd.

Para mais informações sobre essa nova rota marítima, entre em contato com a DPG Consultoria Logística.

en_USEnglish
Powered by TranslatePress
Scroll to Top